Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Resultado faz Tricolor deixar a zona de rebaixamento, enquanto Cabuloso amarga quatro jogos sem vencer
A noite desta quinta-feira (3) foi marcada por um reencontro no Maracanã. No entanto, apenas um lado saiu feliz. Em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Cruzeiro de Fernando Diniz por 1 a 0.
O Tricolor das Laranjeiras quebrou a sequência de três derrotas consecutivas e subiu duas posições na tabela de classificação, alcançando o 16º lugar, com 30 pontos. Por outro lado, a Raposa acumula quatro jogos sem vencer e permanece na oitava posição, com 43 pontos.
Erros e equilíbrio permeia etapa inicial
Conhecendo bem o estilo de Fernando Diniz, o Fluminense iniciou o confronto pressionando alto. A estratégia quase funcionou, já que o time estrelado enfrentou dificuldades e cometeu erros capitais, mas o Tricolor não soube aproveitar. Com o passar do tempo, o Cabuloso começou a avançar em transições rápidas. Lautaro Díaz deu muito trabalho aos defensores, vencendo várias disputas. No entanto, o melhor lance do primeiro tempo veio com Kaio Jorge. Fábio saiu mal ao tentar afastar a bola de Veron, e o camisa 9 ficou com a sobra. Apesar de ter a opção do passe e o gol aberto à sua frente, acabou acertando a trave.
Com o passar do tempo, o jogo começou a se equilibrar, com ambas as equipes criando oportunidades para o adversário marcar. Aos 30 minutos, Ganso teve ótima visão ao encontrar Kauã Elias na segunda trave, mas a jogada foi interrompida pela defesa. Matheus Henrique fez uma boa recomposição e, com um carrinho preciso, mandou a bola por cima do gol. Nos minutos finais, ele quase deixou sua marca. Após um erro de Marcelo, o volante aproveitou a chance, mas finalizou por cima do gol.
Trave contribui para os três pontos do Fluminense contra Cruzeiro
A volta do intervalo voltou animada. A Raposa chegou bem ao ataque através de Matheus Pereira e Veron, que colocaram a bola para Kaio Jorge. O atacante encheu o pé e arrancou aquele suspiro ao balançar a rede pelo lado de fora. A equipe comandada por Mano Menezes respondeu logo em seguida com Arias e Keno. Em sua segunda tentativa, o colombiano foi recompensado. Ganso deu belíssimo passe da direita. O camisa 11 emendou uma bomba cruzada, que explodiu na trave antes de estufar as redes.
O placar adverso fez Diniz modificar o Cruzeiro, sacando Lucas Romero e Zé Ivaldo para as entradas de Barreal e Wallace, que passou a atuar de forma improvisada na zaga. A equipe estrelada tentava partir para o ataque, mas foi os donos da casa que ditavam o ritmo.
Aos 23, Marcelo lançou para Arias na entrada da área. O atacante desviou, e por muito pouco a bola não encobriu Cássio, que conseguiu tocar de leve. O Tricolor seguiu pressionando, tentando sufocar a saída de bola do adversário. Kauã Elias também teve a chance de ampliar. Ele recebeu na risca da pequena área, mas cabeceou para fora. Se um não conseguiu acertar o alvo, na outra extremidade do campo Fábio salvou a pátria, após Matheus Henrique aparecer live na marca da cal e cabecear para baixo, parando no camisa 1.
Indo para o tudo ou nada, o Cruzeiro esqueceu a parte tática, demonstrando desorganização, enquanto o Flu queria confirmar a soma dos três pontos. O duelo começou a ficar truncado e de pouca emoção até o apito final.
O que vem por aí
Devido à Data Fifa, os times terão uma semana de preparação. O Fluminense volta a campo no dia 17 de outubro, contra o rival Flamengo, às 20h (horário de Brasília), pela 30ª rodada do Brasileirão. No dia seguinte, o Cruzeiro enfrenta o Bahia, às 21h30 (horário de Brasília).