Foto: Divulgação/Conmebol
Brabas levaram o título de forma invicta após ganharem do Santa Fe, por 2 a 0
O Corinthians faturou a Copa Libertadores Feminina diante do Santa Fe, da Colômbia, pelo placar de 2 a 0, nos Defensores del Chaco, no Paraguai, neste sábado (19). Com um gol a cada tempo, Vic Albuquerque e Érika garantiram a quinta taça do continente para as Brabas, aumentando.
A equipe comandada por Lucas Piccinato comemora o título de forma invicta. Ao todo, foram cinco vitórias e um empate — na estreia. Além disso, o clube alvinegro desembolsou 2,05 milhões de dólares (R$ 11,6 milhões). O valor é o maior pago pela Conmebol, que na última edição premiou o campeão com 1,7 milhão de dólares (R$ 9,6 milhões).
Corinthians aumenta hegemonia brasileira
Este é o quinto título do Corinthians, sendo o segundo consecutivo. Além disso, as Brabas se tornaram a equipe com mais taças da competição no continente, fortalecendo ainda mais a hegemonia brasileira.
Em 16 edições da Libertadores, o Brasil levou a melhor em 13 ocasiões, tendo conquistado a glória do continente sul-americano com: Corinthians (5), São José-SP (3), Ferroviária (2), Santos (2) e Palmeiras (1).
Todos os campeões da Libertadores Feminina
- 2009: Santos
- 2010: Santos
- 2011: São José-SP
- 2012: Colo-Colo
- 2013: São José-SP
- 2014: São José-SP
- 2015: Ferroviária
- 2016: Sportivo Limpeño
- 2017: Corinthians
- 2018: Atlético Huila
- 2019: Corinthians
- 2020: Ferroviária
- 2021: Corinthians
- 2022: Palmeiras
- 2023: Corinthians
- 2024: Corinthians
Nem tudo são flores na Libertadores
Logo após o título continental, as jogadoras do Corinthians se pronunciaram nas redes sociais, criticando a organização da Libertadores Feminina, especialmente devido à mudança de sede de última hora e às estruturas precárias.
Ganhamos, mas nem tudo é festa. Mudança de sede de última hora, falta de divulgação, campos ruins, risco de lesões, apenas 20 atletas inscritas, jogos de três em três dias, estádios vazios, proibido aquecer no campo de jogo, estruturas precárias. Isso é uma falta de respeito. Inadmissível! Não só com o Corinthians, mas com todas as atletas, todos os clubes, todos os países. Queremos respeito para crescermos juntas.
Ver essa foto no Instagram
O que vem por aí
Agora, o foco do Corinthians será o Paulistão Feminino. As Brabas estão nas semifinais da competição. As comandadas de Lucas Piccinato irão enfrentar o São Paulo, no dia 3 novembro, às 10h (de Brasília), no Estádio do Canindé, pelo primeiro jogo da decisão.