Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Treinador chamou 23 nomes para os últimos dois jogos do ano
Nesta sexta-feira (1º), Dorival Jr anunciou a convocação da Seleção Brasileira, para os jogos contra Venezuela, no dia 14 de novembro, no Monumental de Maturín, e o Uruguai, Arena Fonte Nova, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Para os últimos confrontos do ano, o treinador chamou 23 nomes. A grande novidade fica para o zagueiro Murillo, do Nottingham Forest. Por outro lado, Endrick ficou de fora.
Dorival explicou, ainda, a convocação de Savinho e Rodrygo. Ambos estão machucados, mas ele reforçou que estarão aptos para jogo durante os jogos decisivos do Brasil.
“Sobre Savinho, pensávamos em uma lesão mais séria, mas não aconteceu, isso confirmado com o departamento médico do clube. O mesmo com o Rodrygo, em que pensávamos em uma lesão de segundo grau, mas não aconteceu. Fatalmente ele deverá estar em campo na próxima apresentação. Tudo foi muito bem checado para que pudéssemos chegar a essas definições”.
O comandante da canarinho revelou que considera a escolha do melhor jogador da Bola de Ouro injusta. No entanto, para ele, Vinicius Junior merecia uma atenção diferente.
“Na minha opinião, uma situação injusta, até porque é uma premiação individual. Nada contra quem ganhou o prêmio, muito pelo contrário, é o reconhecimento de um dos grandes atletas do futebol espanhol, porém o Vinicius, pelo trabalho que fez, deveria ter tido uma atenção diferente. Mas o maior prêmio que o Vinicius ganhou foi o reconhecimento e o respeito do seu povo. A grande maioria do povo brasileiro percebeu a injustiça que foi feita com o atleta que poderia ter tido a premiação com merecimento”.
A lista de convocados da Seleção Brasileira
Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona)
Atacantes: Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vini Jr (Real Madrid)
A Seleção Brasileira ocupa o quarto lugar das Eliminatórias, somando 16 pontos — seis a menos que a líder Argentina e cinco de diferença para a própria Venezuela, última equipe fora da zona de classificação.