Foto: Divulgação/Uefa
Atacante é o terceiro jogador a atingir a marca de 100 gols na competição continental
O Barcelona venceu o Brest com autoridade, pelo placar de 3 a 0, na tarde desta terça-feira (26), no Estádio Olímpico Lluís Companys, pela quinta rodada da fase da liga da UEFA Champions League 2024/25. Autor de dois gols, Robert Lewandowski chegou a marca de 101 tentos na competição continental. Dani Olmo também balançou as redes pelos Culés.
Barcelona dita o ritmo do jogo
A equipe francesa logo assustou os donos da casa. Mas não passou disso, um susto. O Barça tomou as rédeas da partida, trocando bons passes, especialmente na parte ofensiva. Logo aos nove minutos, Pedri deu ótimo passe para Lewandowski, que matou no peito, no entanto, acabou sendo atropelado pelo goleiro Bizot. O árbitro não titubeou e assinalou a penalidade máxima. O próprio camisa 9 converteu a cobrança, marcando o 100º gol de Champions.
Fermín López teve a chance de ampliar em duas oportunidades. Contudo, acabou desperdiçando em ambas. Aos 27, Raphinha, que vive ótima fase, resolveu aproveitar o corte da defesa do Brest. Ele encheu o pé, a bola desviou e quase matou Bizot, mas acabou saindo pela linha de fundo.
O domínio culé seguiu na segunda etapa. Lewandowski tocou de calcanhar para Fermín, que parou na defesa do goleiro. Dani Olmo tentou pouco depois, mas Chardeonnet evitou a ampliação em cima da linha. A insistência acabou sendo recompensada aos 66′. Gerard Martín caprichou no cruzamento para Olmo. O camisa 20 driblou o marcador e venceu Bizot no primeiro poste. Nos acréscimos, Lewa foi acionado por Balde na área. O polonês dominou com categoria e ampliou a vantagem.
Lewagol
A partida foi marcada pela marca atingida por Robert Lewandowski. Ele é apenas o terceiro jogador da história a atingir a marca de cem gols na Champions League, estando atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Messi. Entretanto, o atacante é o único jogador a marcar mais de uma vez durante sua partida marcante.
Curiosamente, Lewa marcou mais gols contra o Benfica e Estrela Vermelha (7). Ademais, o polonês também gosta de marcar contra o Real Madrid (6), rival dos blaugranas.
Barcelona cola na liderança, enquanto Brest cai
O Barcelona enganou a 11ª vitória seguida em casa, fora a quarta na Champions. Com o resultado, os Culés assumiram a segunda posição de forma provisória, somando 12 pontos. Por sua vez, o Brest conheceu o seu primeiro tropeço no torneio e caiu para o 10º lugar, com 10.
O que vem por aí
Ambos os times voltarão a entrar em campo no próximo sábado (30). O Barcelona recebe o Las Palmas, no Lluís Companys, às 10h (de Brasília), pela 15ª rodada de LaLiga. Por sua vez, o Brest medirá forças contra o RC Strasbourg, às 15h (de Brasília), no Francis-Le Blé, pela 13ª rodada da Ligue 1.