Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Visando os próximos compromissos, o treinador reforçou que almeja o Brasil competitivo
A Seleção Brasileira Feminina de Futebol deu alegria ao torcedor! A equipe canarinho jogou bem e venceu a Austrália por 3 a 1, nesta quinta-feira (28), em jogo amistoso no Suncorp Stadium, em Brisbane. Além de estragar a festa das Matildas, o Brasil quebrou um jejum de oito anos sem vencer as adversárias.
Arthur Elias exaltou o desempenho de suas comandadas, que conseguiram manter a intensidade diante das australianas, pressionando e conseguindo quebrar as linhas de marcação com bons lançamentos.
“A Austrália tem uma capacidade muito grande nesse jogo de transições e velocidade. Estamos construindo isso também na Seleção Brasileira, mas por ser uma final de temporada para a grande maioria das nossas jogadoras, eu fiquei muito contente por elas conseguirem suportar essa intensidade e a gente fazer um trabalho coletivo usando todas as trocas, para que a equipe mantivesse e conseguisse enfrentar essa intensidade da Austrália.
Os gols da vitória foram marcados por Amanda Gutierres, duas vezes, e Gio. Arthur precisou mexer no time por conta de problemas musculares. Entretanto, o treinador salientou que o desgaste vem por conta do final de temporada.
“Como eu disse, as 11 titulares que entraram estão em final de temporada e isso gera, obviamente, um desgaste, mas conseguimos fazer um jogo consistente e tivemos mais chances de gols, com uma dedicação muito grande das jogadoras. Elas estão de parabéns pelo que conseguiram aqui hoje”.
Seleção em reformulação
Arthur Elias ressaltou que o Brasil está em um processo de renovação. O comandante destacou a importância de testar novas jogadoras, enquanto outras estiveram fora da lista de convocação por estarem lesionadas.
“Temos a ausência de algumas jogadoras e isso se deve a fatores como lesão, mas também por escolha em relação ao que precisamos fazer na Seleção Brasileira daqui para a frente. Queremos dar oportunidade para outras jogadoras, porque o Brasil tem muitos atletas jovens e talentosas”.
De olho na Copa América de 2025, Arthur pontuou que o Brasil precisa ser competitivo. Além disso, espera contar com todas as jogadoras que possuem qualidade de vestir a camisa verde e amarela.
“O meu objetivo é contar com todas as atletas do futebol brasileiro que têm qualidade e conhecimento para vestir a camisa da Seleção e, independentemente dos nomes, a nossa equipe tem que ser sempre muito competitiva. O grupo que vai para a Copa do Mundo será decidido daqui a três anos apenas, então precisamos entender e aproveitar o potencial das nossas jogadoras desde já”.
A Seleção Brasileira voltará a enfrentar a Austrália no próximo domingo (1º). A bola irá rolar no Cbus Super Stadium, em Gold Coast, às 5h35 (de Brasília).