Artur Jorge destaca final épica da Libertadores e enaltece torcida do Botafogo

Artur Jorge enaltece título do Botafogo na Libertadores

Foto: Divulgação/Conmebol

Treinador comentou que os seus comandados nunca falharam com ele e que a torcida merecia de um título desta dimensão


 

O Botafogo é campeão da Libertadores! Você não leu errado, o Botafogo é campeão da Libertadores de 2024, em cima do Atlético-MG, graças ao placar de 3 a 1, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O torcedor do Glorioso viveu uma montanha-russa de emoções, mas no final pode comemorar o tão sonhado título, depois de tanta espera. Assim, um grande personagem no time alvinegro, Artur Jorge se tornou o primeiro técnico europeu a conquistar a principal taça do continente sul-americano.

Era o jogo mais importante da minha carreira. E foi a vitória mais saborosa de toda a minha carreira.

Artur Jorge.

Início dramático

O comandante fez questão de ressaltar a superação de seus comandados, que jogaram com um a menos — devido à expulsão de Gregore aos 27 segundos.

“Não me recordo de nada parecido de uma equipe que disputou uma final como essa, jogando mais de 90 minutos com um jogador a menos. Obviamente que é difícil perder um jogador naquele momento, mas como venho dizendo, essa equipe nunca me falha. Hoje, mais do que não me falhar, é não falhar a eles mesmos. Fizeram que perdendo um colega, se superassem para compensar. 3 a 1. Não foi 1 a 0 com bola para a frente. 3 a 1. São extraordinários. Sem títulos, são campeões”.

Artur Jorge também enalteceu a torcida. Para ele, os botafoguenses são uma energia “inesgotável”. Ademais, voltou a frisar o desempenho dos jogadores, que tiveram muita garra para suportar todas as emoções vividas na Argentina.

“Só uma equipe dessas, com esse espírito e vontade, consegue um feito desse. Estou muito feliz por ter conseguido levar um troféu dessa dimensão ao Botafogo. Os jogadores foram justos e merecidos vencedores de um troféu dessa dimensão. Nossa torcida é merecedora do que fazemos por ela. É por ela que lutamos. São uma fonte de energia inesgotável. Estamos felizes por eles, por contribuirmos e dar alegria a quem tanto sofreu nos últimos anos”.

Jogo épico

Ao ser questionado se era o maior técnico da história do clube, o treinador informou que não busca conquistas individuais. Além disso, revelou a importância do grupo, dando o seu melhor em um jogo que considera épico.

“Eu nunca fui de individualizar, nunca fui nada sozinho. O que me move é conquistar títulos coletivos. Não tenho preocupação de ser o melhor, o pior, o terceiro ou quarto técnico na história do Botafogo. Pra mim, aquilo que é importante é este troféu que aqui está, que é nosso, da equipe. O que nós conseguimos hoje aqui é a minha meta. É hoje, sempre, será no futuro, onde quer que eu esteja. Meu objetivo será sempre, lado a lado com os meus jogadores, caminhar para conquistar títulos. Muito fiz hoje porque ajudei e contribuí na minha melhor parte, naquilo que eu consigo dar o meu melhor, para que eles pudessem fazer um jogo com esta dimensão. Um jogo épico, volto a dizer”.

Botafogo no Mundial de Clubes

Com o título conquistado, o Botafogo disputará o Mundial de Clubes da Fifa. Arthur Jorge destacou como “um passo para a história do clube”. Além disso, o comandante alvinegro quer viver todos os momentos.

“Vamos viver isso de forma muito tranquila, serena. Para poder desfrutar do que conseguimos fazer. Por mérito nosso estamos no Mundial. Que chegará a seu tempo. Porque até lá temos Internacional e São Paulo para ganhar, porque quero ganhar o título Brasileiro. Hoje vamos festejar, espero ter dormido bem ontem, porque hoje não vamos dormir. Depois vamos para o Rio, nos preparar para os jogos contra Internacional e São Paulo. Depois pensamos no que tem mais adiante”.

Outro título no caminho, mas com Botafogo com secador ligado

O Botafogo poderá comemorar o título do Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira (4). O Glorioso medirá forças contra o Internacional, às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio. Contudo, para conseguir comemorar mais uma taça, o Alvinegro precisará vencer e torcer para o Palmeiras perder. Por sua vez, o Verdão, que entrará em campo no mesmo dia e horário, enfrentará o Cruzeiro, no Mineirão.

Atualmente, o Glorioso lidera o Brasileirão com 73 pontos. Já o Palmeiras segue na cola, com 70 pontos.