Foto: Divulgação/Barcelona
Blancos começaram melhor, mas os Culés evoluíram após o primeiro gol
Em jogo frenético do início ao fim, o Barcelona correu riscos no El Clásico e foi feliz com eles. Os Culés golearam o Real Madrid por 4 a 0, em pleno Santiago Bernabéu, na tarde desde sábado (26), em jogo válido pela 11ª de LaLiga.
Com o resultado, a equipe comandada por Hansi Flick decretou a primeira derrota dos Merengues dentro de seus domínios e, de quebra, voltou a comemorar na casa do rival depois de dois anos. O último triunfo na competição ocorreu em março de 2022
Início frenético
No velho estilo blaugrana, o Barça iniciou o jogo com sua famosa troca de passes, mas os Blancos não se intimidaram. Mbappé teve boa chance pela ponta, contudo, acabou balançando a rede pelo lado de fora. A equipe comandada por Carlo Ancelotti aguarda os visitantes, que marcava com linhas bastantes altas, a partir do meio-campo. Mesmo assim, os donos da casa apostavam na velocidade para quebrar as linhas do rival.
Aos 14’, Camavainga deu bela enfiada para Mbappé, que levantou para Bellingham livre na segunda trave. Iñaki Peña salvou a patria com grande defesa. Porém, o francês estava impedido. Seis minutos depois, Raphinha teve a chance de armar boa jogada para os visitantes. Ele tinha opção do passe, mas optou pelo chute e isolou por cima do gol.
Antes do intervalo, Mbappé recebeu ótima enfiada, saindo nas costas da zaga e encobriu o goleiro na maior categoria. O assistente tratou de acabar com a festa merengue, assinalando impedimento. O dono da camisa 9 apareceu seis vezes à frente em toda a etapa inicial.
Dia da camisa 9 no El Clásico
Ambas as equipes mantiveram suas estratégias no segundo tempo. O Real Madrid ameaçou nos minutos iniciais, com Mbappé recebendo boa virada dentro da área, mas Casadó fechou bem os espaços para impedir a finalização do atacante.
Sabe aquela premissa de quem não leva? Então, aconteceu no Bernabéu. O Barça cobrou uma falta a favor, Lewandowski assinalou onde queria a bola de Casadó e saiu na frente da marcação, tocando no canto esquerdo de Lunin. Logo em seguida, o atacante recebeu cruzamento milimétrico de Balde e teve apenas o trabalho de escolher o lado.
Ancelotti tentou modificar o time com a entrada de Modric no lugar de Tchouaméni. Assim, o Madrid tentou marcar mais prensa no campo ofensivo. Mbappé até chegou, mas parou em Iñaki Peña. Lewandowski teve duas oportunidades para fazer um hat-trick. No entanto, a bola teimou em entrar. Na primeira tentativa, a redonda beijou a trave e na segunda subiu demais.
Aos 71, outro embate entre Mbappé e Peña. Como outrutora, o arqueiro culé voltou a levar a melhor ao espalmar o chute rasteiro do camisa 9. Na reta final, os visitantes mataram o duelo com mais dois tentos. Raphinha carregou pelo meio e acionou Yamal, que teve apenas o trabalho de balançar as redes. Pouco depois, o brasileiro foi lançado, deixou Lucas Vázquez para trás e encobriu Lunin, decretando a goleada em pleno Bernabéu.
Situação
Com o resultado, o Barcelona lidera a LaLiga com 30 pontos. Logo atrás, aparece o Real Madrid, somando 24.
O que vem depois do El Clásico?
Ambos os times terão uma semana livre e voltarão a entrar em campo na próxima rodada do espanhol. Assim, o Madrid encara o Valencia no próximo sábado (3), no Mastella. Por sua vez, o Barça fará o derby catalão contra o Espanyol, no domingo (4), no Olímpico Lluís Companys.