Foto: Vitor Silva | Botafogo
Botafogo é campeão brasileiro após 29 anos de espera
Agora não é necessário mais fazer contas, após 29 anos de espera, o Botafogo confirma o tricampeonato brasileiro diante do São Paulo, por 2 a 1, em pleno Nilton Santos, neste domingo (8). Savarino e Gregore anotaram para o Glorioso, enquanto William Gomes descontou para o tricolor.
Em 1968, Garrincha, Nilton Santos e companhia conquistaram a Taça Brasil. Em 1995, Túlio Maravilha comandou o título do Campeonato Brasileiro.
Fogão na frente
O jogo começou com o Botafogo dominando completamente, mesmo sem exercer sua costumeira pressão, o time criou as melhores oportunidades. Aos 9, Fernando Marçal força o passe com Alex Telles, o lateral não domina e a bola sai em lateral. Em seguida, Patryck aciona Rodrigo Nestor, que tenta André Silva e Marçal fica com ela.
Na reta final, o Glorioso começou a pressionar ainda mais, deixando os adversários totalmente perdidos. Aos 37, Marlon Freitas rouba a bola no meio e passa para Igor Jesus, que toca para Savarino entrar na área e tocar por cima de Jandrei para abrir o placar no Nilton Santos.
As equipes ainda tiveram boas chances antes do apito soar para o intervalo, mas, infelizmente, pararam na falta de pontaria.
Botafogo sagra-se campeão
A partida recomeçou com o Botafogo mantendo o resultado, enquanto o São Paulo parecia desinteressado. Aos 17, Marlon Freitas se descuidou dentro de sua área e viu William Gomes roubar a bola, sair de frente para John e envenenar para as redes e deixar tudo igual.
O Botafogo passou a colocar mais velocidade no jogo e passou a controlar a bola sem pressionar, mas também sem ser ameaçado. Aos 46, Jandrei erra na saída de bola, Gregore se antecipa a Santi Longo que finaliza para fazer o segundo gol do Botafogo e fechar a campanha do título brasileiro.
Na tabela
Com o resultado, Botafogo chegou aos 79 pontos, já o vice-campeão, o Palmeiras, chegou até a última rodada brigando pelo título, foi derrotado em casa pelo Fluminense e deu adeus à competição com 73 pontos.
De olho no próximo desafio!
O ano do Glorioso ainda não acabou, na quarta-feira (11), o Botafogo enfrenta o Pachuca, do México, às 14h.