Com gol de Ugarte no fim, Uruguai vence Colômbia e assume vice-liderança nas Eliminatórias

Foto: Divulgação / Uruguai

Com muita raça e determinação, o Uruguai assume a vice-liderança das Eliminatórias e empurra o Brasil para quarta colocação 


Em noite de tirar o fôlego no Centenário, o Uruguai lutou até o último minuto e arrancou a vitória diante da Colômbia por 3 a 2,  pela 11ª rodada Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, nesta sexta-feira (15).

Davinson contra, Aguirre e Ugarte marcaram para a Celeste. Enquanto, Quintero e Carlos Andrés anotaram para os Cafeteiros. 

Começo movimentado

O jogo começou bastante equilibrado no Centenário, com a Celeste pressionando, mas sem conseguir finalizar suas jogadas. Enquanto isso, a Colômbia de Nestor, mostrava muito futebol, confiança e mantinha a bola no pé. Aos 11, após uma grande jogada de Richard Rios, que cruzou para Jhon Durán na pequena área, subir, cabecear, mas a bola ficou somente à direita do gol.

Em resposta, Maxi Araújo recebeu a bola, limpou o marcador dentro da área, mas Vargas fez a defesa. Sem levar tantos, os Cafeteiros se sentiram em casa e passaram a dominar toda a partida. Aos 30, Quintero cobrou uma falta, o meia chutou no canto direito de Rochet e abriu o placar no Centenário.

Loucura e Uruguai até o fim

A partida recomeçou com o Uruguai colocando pressão e em busca do empate. Aos 10, Darwin Núñez recebeu a bola, na entrada da área, o atacante arriscou, mas mandou muito alto. Na sequência, o gol para o Uruguai saiu, mas veio de presente, dos pés de Sánchez que mergulhou na bola, ao tentar cortar e marcou um gol contra para o adversário. A Colômbia foi para cima e assustou com Jhon Durán, mas não deu muito certo.

Com o gol de brinde e mais confiante, a Celeste anotou o do desempate aos 14, Aguirre recebeu a bola de Valverde, chutou cruzado, não deu chance para Vargas e balançou a rede. Na sequência, Pallestri recebeu um cruzamento e acertou o chute no canto, mas Vargas salvou com uma boa defesa.

Nos acréscimos, Davinson Sánchez lançou para área, Monjuca arrumou de cabeça e o camisa 9 balançou a rede. O lance foi analisado pelo VAR e o gol validado. Mas Uruguai foi para cima e, aos 55 minutos, sim, perto de soar o apito, Ugarte fica com a sobra da bola e deixa a seleção celeste na frente novamente e garantir a vice-liderança.

Mas, e como fica?

A vitória fez o Uruguai pular do quarto lugar para a vice-liderança das Eliminatórias, com os mesmos 19 pontos da Colômbia, mas vantagem no saldo de gols. E mais, mandou o Brasil, ir descansar na quarta colocação, com 16 pontos.

Próximos jogos

A celeste agora se prepara para enfrentar a seleção brasileira na terça-feira (19), às 21h45 (Brasília). Já a Colômbia enfrenta o Equador, também na terça-feira (19), às 20h (Brasília).