Destino traçado: A batalha pelo topo do mundo no Beach Tennis

Beach Tennis

Foto: Divulgação | Macena Open

Mattia Spoto e Nico Gianotti e André Baran e Michele Cappelletti se enfrentam pelo topo do ranking


A bolinha vai subir nas areias da BRB Nilson Nelson para mais uma semifinal de tirar o fôlego do ITF Sand Series Tour Finals. O evento marca um grande avanço no Beach Tennis, que conta com os melhores atletas do mundo na disputa, além de uma premiação de 100 mil.

E quis o destino, que Mattia Spotto e Nico Gianotti se encontrassem com André Baran e Michele Cappelletti para uma semifinal em um torneio inédito. Não é somente sobre quem chegará à final, mas por quem poderá liderar o ranking ITF até o final deste ano de 2024.

Há exatamente uma semana, o italiano Spoto e o francês Gianotti assumiam a liderança como a dupla número 1 do mundo, com 5.410 pontos. Eles deixaram para trás a dupla ítalo-brasileira Michele Cappelletti e André Baran, com 5.382 pontos. São apenas 28 pontos de diferença.

No Macena Open, Spotto e Gianotti derrubaram os até então invictos há 14 jogos em Alagoas, Baran e Cappelletti na grande final, por 7/5 7/6 (7/5). 

Tudo indica que a quadra central pegará fogo. Se a dupla número 1 do mundo cair nesta semifinal, não somarão pontos para o ranking. Por sua vez, a menor pontuação entre as 10 melhores destes atletas é 360, e a pontuação de quem cai na semifinal é 216 pontos.

Do outro lado, e até mais confortável, se André Baran e Michele Cappelletti avançarem para a final, ganhando ou ficando como vice-campeões, eles conseguirão ultrapassar a atual dupla número 1 do mundo e, assim, liderar o ranking do beach tennis mais uma vez.