Foto: Divulgação | Marcello Zambrana
Após dias de muita emoção e fogo no parquinho, o torneio inédito que conta com brasileiros na grande final chega ao fim não antes das 18h
A bolinha vai subir pela última vez na grande final da primeira edição do ITF Beach Tennis Finals neste sábado (7), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília.
Quis o destino, que uma semana depois após disputarem a grande final do Macena Open, as duas melhores duplas do mundo, formadas pelo francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto (números 1) e André Baran e o italiano Michele Cappelletti (números 3) se encontrassem pela primeira vez numa semifinal, que não tinha só a vaga para final do torneio em jogo, mas também a liderança no ranking mundial.
Baran e Cappelletti começaram fatais, sem chances para Gianotti e Spoto no primeiro set, vencendo por 6/0. Mas, no segundo set, após um episódio com o juiz de linha, a italo‐brasileira perdeu o foco, e foi nesse momento que a dupla europeia reagiu e empatou a partida em 6/3.
A decisão então foi para o terceiro set, Gianotti e Spoto foram superiores, fecharam a partida em 0/6, 6/3 e 6/3 e mantiveram o posto de números 1 do mundo.
Mais cedo, na outra semifinal masculina, 100% brasileira, Leonardo Branco e Allan Oliveira dominaram e venceram Giovanni Cariani e Daniel Mola, por 6/4 e 6/2.
De olho no feminino
No feminino, a brasileira Rafaela Miiller e a venezuelana Patty Diaz, que juntas são a dupla número 1 do mundo, mesmo com algumas dificuldades estão em busca de mais um título.
Na semifinal, Rafa sentiu alguns desconfortos nas costas durante o jogo, mas com muita raça elas conseguiram driblar as dificuldades e chegar à final, derrotando a italiana Veronica Casadei e a espanhola Ariadna Graell, por 6/0 e 7/5.
Na outra semifinal, as brasileiras Sophia Chow e Vitória Marchezini foram superadas pelas italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, por 6/1 e 6/3.
A grande final
Na quadra central, a final feminina abre os trabalhos com Rafaella Miiller e Patty Diaz enfrentando Giulia Gasparri e Ninny Valentini, às 18h. No masculino, a dupla do topo do ranking, Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto enfrenta a dupla 100% brasileira, Leonardo Branco e Allan Oliveira, às 20h.
Premiação e pontuação
O torneio inédito distribui uma premiação total de mais de US$ 100 mil, a maior da modalidade. Além, de uma boa grana, o campeão garante 600 pontos no ranking, enquanto o vice-campeão fatura 360.
Transmissão
Os jogos terão transmissão ao vivo pela ESPN 4, Disney + e pelo canal PlayBT, no YouTube.