Rodri vence a Bola de Ouro, apesar do favoritismo de Vini Jr.

Rodri desbanca Vini Jr e leva a Bola de Ouro. Foto: Divulgação / Manchester City

Foto: Divulgação / Manchester City

Volante do Manchester City contrariou as estatísticas e venceu o prêmio de Melhor do Mundo, após vencer a Euro com a Espanha

 


Na tarde desta segunda-feira (28), Rodri venceu o prêmio da Bola de Ouro, eleito pela revista France Football como o Melhor Jogador da temporada 2023-24 na Europa. Vini Jr. era o favorito, mas pesou na votação o fato do volante ter vencido a Eurocopa com a Espanha.

Antes favorito, Vini Jr. sequer viajou para Paris, onde ocorreu a premiação. O Real Madrid decidiu não enviar representantes. O clube recebeu uma informação de que Rodri teria sido eleito o vencedor, o que foi confirmado com o prêmio na tarde desta segunda (28). Indignado, o Real Madrid se sentiu desrespeitado pelo camisa 7 ter perdido o prêmio, após uma grande temporada.

Rodri venceu a 68ª edição da Bola de Ouro, que tem como vencedores Messi (8), Pelé (7), Cristiano Ronaldo (5), Cruijj, Platini e Van Basten (3), Di Stéfano, Beckenbauer, Kevin Keegan, Karl-Heinz Rummenigge, Maradona e Ronaldo (2), além de grandes nomes do futebol com uma, casos de Rivaldo, Romário, Ronaldinho, Kaká, Modric, Benzema, entre outros.

Bola de Ouro: desempenhos de Rodri x Vini

Principais candidatos à Bola de Ouro, Vini Jr e Rodri tiveram boas temporadas em seus clubes. Vini ganhou a Champions, LaLiga e Supercopa da Espanha, pelo Real Madrid, tendo uma temporada estupenda, com 26 gols e 11 assistências em 49 jogos, por clube e Seleção Brasileira.

Rodri, entretanto, venceu a Premier League e a Supercopa da UEFA, pelo Manchester City, e a Eurocopa pela Espanha. Ademais, na temporada 2023/24, fez 63 partidas, somando 12 gols e 14 assistências. Rodri não só fez parte da seleção da Premier League, como também foi eleito o craque da Euro 2024. Bellingham, que era outro concorrente, ficou em terceiro na disputa.